Gols, vitórias, derrotas, viradas, goleadas... O Bayer Leverkusen nesta terça-feira fará o seu 100° jogo pela UEFA Champions League contra o Tottenham Hotspur na BayArena. Quais os maiores placares? Maiores artilheiros? E os brasileiros do Bayer atuando na Liga? Confira tudo:
Bayer Leverkusen e UEFA Champions League, uma relação de emoção, golaços, memória e fatos históricos. Nos 99 jogos pelo torneio, o Leverkusen possui 38 vitórias, 21 empates e 40 derrotas e tudo isso começou na temporada 1997/98, quando o Bayer Leverkusen estreou nos playoffs da Liga dos Campeões contra o Dinamo Tbilisi, vencendo por 6 a 1 na ida com Hans-Peter Lehnhoff marcando o primeiro tento do clube na competição e Paulo Rink sendo o primeiro brasileiro a balançar as redes. Na volta o time perdeu por 1 a 0, mas passou de fase.
Classificando para a fase de grupos, a equipe deu as caras na fase pela primeira vez, vencendo o belga Lierse S.K. por 1 a 0 com gol de Stefan Beinlich no Ulrich Haberland Stadion, antigo estádio do clube e hoje campo amador do futebol feminino e da base leonina. Ainda pelo grupo F da competição, perderia do AS Mônaco do jovem craque Thierry Henry por 4 a 0, vencia o Sporting CP por 2 a 0 com gol do brasileiro Emerson e 4 a 1 contra o mesmo Sporting com gols de Paulo Rink e novamente Emerson. A equipe ainda vencia o Lierse novamente por 2 a 0 e empataria com o AS Mônaco em 2 a 2, terminando a fase na segunda colocação. Nas quartas-de-finais, encararia o poderoso Real Madrid (Campeão), empatando em casa em 1 a 1 e no Santiago Bernabéu, e na volta, perdia por 3 a 0, dando adeus a primeira Champions que disputaria em sua história. Beinlich e Emerson como os artilheiros do time com 4 gols, ambos. O Werkself viria a disputar a competição novamente na temporada 1999/00, onde terminou na terceira colocação em seu grupo.
Entre todas as temporadas, a mais inesquecível foi a 2001/02, quando o Bayer 04 teve a façanha de ser finalista, mas acabou sendo vice-campeão, perdendo na final contra o Real Madrid de Roberto Carlos, Zinedine Zidane, Figo, Raúl González e companhia, em uma partida marcada pela força da equipe, que lutou até o fim, mas graças ao jovem goleiro Iker Casillas, que fez belas defesas, o Maior do Reno não garantia o possível título mais importante de sua história.
O Leverkusen contava com craques da época como Bernd Schneider, Michael Ballack, Oliver Neuville e Yıldıray Baştürk, também com o goleiro artilheiro Hans-Jörg Butt, o goleador Ulf Kirsten, o brasileiro Zé Roberto e o então jovem atacante que explodiria posteriormente no futebol inglês, Dimitar Berbatov.
Em pé: Hans-Jörg Butt, Thomas Brdarić, Lúcio, Michael Ballack, Zoltán Sebescen e Boris Živković. Agachados: Yıldıray Baştürk, Carsten Ramelow (c), Bernd Schneider, Diego Placente e Oliver Neuville
Os Aspirinas eliminarão o Estrela Vermelha nos playoffs e na fase de grupo, terminaria na segunda colocação, em um grupo com Barcelona, Lyon e Fenerbahçe. Nos mata-matas, desclassificava os poderosos ingleses Liverpool e Manchester United e na final, perdia por 2 a 1 para o Real Madrid, com gols de Raúl e Zidane e ainda contava com o gol solitário do brasileiro Lúcio. Esse foi o maior feito adquirido pelo Bayer no Maior campeonato de clubes do mundo.
Nos últimos dez anos, vários grandes jogadores e/ou ícones do clube, atuaram no Bayer 04 pela Champions League. Como Michael Ballack, após voltar ao Werkself, vindo do Chelsea FC, Renato Augusto, André Schürrle, Andrés Guardado, Andrés Palop (Não atuou, mas compôs o elenco), Gonzalo Castro, Simon Rolfes, Christoph Kramer, Karim Bellarabi, Hakan Çalhanoglu e Javier "Chicharito" Hernández, que atualmente é a estrela do time.
Ícones, líderes, brasileiros e craques, sempre foram constâncias do Leverkusen na Champions League.
Também tivemos grandes resultados, como a vitória por 2 a 1 em 2011 contra o Chelsea, que seria campeão da edição, a goleada por 4 a 0 diante do Shakhtar Donetsk e o empate em 4 a 4 com a Roma, em um jogo de muitas reviravoltas
Michael Ballack reencontrou seu ex-clube, o Chelsea, atuando pelo Bayer 04 Leverkusen na edição 2011/12.
ESTATÍSTICAS E CURIOSIDADES:
Top 3 de jogadores com mais jogos pelo Leverkusen na competição:
1° - Carsten Ramelow – 53 jogos 2° - Bernd Schneider – 50 jogos 3° - Boris Zivkovic – 40 jogos
• Do atual elenco, Bernd Leno é o atleta com mais jogos disputados, até agora, foram 36 partidas. • Lúcio é o brasileiro com mais partidas disputadas, 24 ao total.
Top 3 dos artilheiros rubro negros na competição:
1° - Ulf Kirsten – 11 gols 2° - Oliver Neuville – 10 gols 3° - Michael Ballack – 9 gols (atuou 1 jogo a menos que Dimitar Berbatov, que também possui 9 gols)
• O brasileiro que mais marcou gols foi o atacante França com 8 gols ao total
• O goleiro Hans Jörg Butt tem um gol marcado, de pênalti, na vitória por 3 a 1 diante da Juventu em 12/03/2002
• O brasileiro França é o maior artilheiro do Leverkusen em uma temporada, com 6 gols em 7 jogos, mesmo número de gols de Michael Ballack.
- Estatísticas dos brasileiros do Leverkusen na Liga: -
Mais jogos:
Lúcio é o brasuca que mais defendeu o Leverkusen em Ligas dos Campeões.
1° - Lúcio (zagueiro) - 24 jogos 2° - Zé Roberto (volante) - 21 jogos 3° - Robson Ponte (atacante) - 15 jogos 4° - França (atacante) - 15 jogos 5° - Wendell (lateral) 14 jogos 5° - Emerson (meia) - 13 jogos 6° - Paulo Rink (atacante) - 13 jogos 7° - Juan (zagueiro) - 12 jogos 8° - Roque Júnior (zagueiro) - 7 jogos 9° - Cris (zagueiro) – 4 jogos 10° - Renato Augusto (meia) - 4 jogos 11° - André Ramalho (zagueiro) - 2 jogos
Mais gols:
Nenhum brasileiro fez mais gols na Liga dos Campeões pelo Bayer 04 que o atacante França.
1° - França (atacante) - 8 gols 2° - Juan (zagueiro) - 4 gols 3° - Emerson (meia) - 4 gols 4° - Lúcio (zagueiro) - 3 gols 5° - Paulo Rink (atacante) - 2 gols 5° - Roque Júnior (zagueiro) - 1 gol 6° - Zé Roberto (volante) - 1 gol
Outras curiosidades:
• O Bayer Leverkusen participou de 11 edições da Liga dos Campeões.
• A equipe que mais enfrentou foi o FC Barcelona, foram 8 jogos, com 1 vitória, 1 empate e 6 derrotas.
• A equipe que o Leverkusen mais triunfou contra, foi o Sporting, com 3 vitórias em 4 jogos e também quem mais conseguiu pontos, 10 ao total.
Confrontos entre Bayer Leverkusen e Sporting trazem boas recordações para o Clube da Cruz da Bayer. FOTO: Getty Images
• Na fase playoffs, o Copenhague é a maior vítima dos Leões, com 2 vitórias em 2 jogos.
• A maior vitória foi em 11/08/2004 contra o Baník Ostrava na BayArena por 5x0 nos playoffs. Já na fase de grupos, a maior vitória foi em 23/10/2013 contra o Shakhtar Donetsk por 4 a 0 na BayArena, já o mais expressivo feito foi contra o Real Madrid na BayArena por 3 a 0 em 15/09/2004, destaque para a atuação do brasileiro França.
Em 2004, o Leverkusen massacrava o Real Madrid de Ronaldo, Zidane, Beckham, Figo, Rául, Zidane e companhia.
• A pior derrota foi contra o Barcelona em 07/03/2012 no Camp Nou por 7 a 1.
• O maior público como mandante foi na final da Champions 01/02 contra o Real Madrid, com 51.567 espectadores e na BayArena o maior público foi contra o Barcelona em 2015 com 30.210 pessoas no empate em 1 a 1. Já fora de casa o pior foi contra o Dínamo de Kiev, com 82.893 espectadores na derrota por 4 a 2.
• O menor público em casa foi no empate em 1 a 1 com o Maribor em 1999, com 20.000 pessoas. Já como visitante, o pior foi contra a Juventus, quando apenas 3.500 espectadores viram a vitória italiana por 4 a 0.
Com 17 anos, Gonzalo Castro tornava-se o mais jovem jogador a estrear na Champions pelo Bayer Leverkusen.
• O atleta mais jovem a estrear na Liga dos Campeões pelo Leverkusen foi Gonzalo Castro com 17 anos e 8 meses. O brasileiro mais jovem foi Wendell com 21 anos e 2 meses. Já o mais velho foi Ulf Kirsten com 35 anos e o brasileiro foi França com 28 anos.
• O atleta que mais converteu pênaltis foi Hakan Çalhanoglu, com 3 gols em 3 cobranças. Oliver Neuville e Jan Simak tiveram uma cobrança cada e perderam suas chances, sendo os piores cobradores do time na competição.
• O arbitro que mais apitou partidas do Bayer 04 na UCL foi o dinamarquês Kim Milton Nielsen, com 4 jogos.
• O Bayer Leverkusen disputou pênaltis apenas uma vez na competição. Foi na temporada 2014/15 contra o Atlético de Madrid, na Espanha e foi derrotado por 3 a 2.
• O atleta que mais vazou as redes dos goleiros leoninos na competição foi o Lionel Messi do Barcelona.
CONFIRA TODOS OS JOGOS DO BAYER LEVERKUSEN NA LIGA DOS CAMPEÕES:
Temporada 1997/1998:
Partida de estreia do Leverkusen na competição, foi marcada por grande apresentação e goleada.
Playoffs: Bayer Leverkusen 6x1 Dínamo Tbilisi e Dínamo Tbilisi 1x0 Bayer Leverkusen
Fase de grupos: Bayer Leverkusen 1x0 Lierse, Mônaco 4x0 Bayer Leverkusen, Sporting 0x2 Bayer Leverkusen, Bayer Leverkusen 4x1 Sporting e Lierse 0x2 Bayer Leverkusen e Bayer Leverkusen 2x2 Mônaco
Quartas de finais: Bayer Leverkusen 1x1 Real Madrid e Real Madrid 3x0 Bayer Leverkusen
Temporada 1999/2000:
Fase de grupos: Bayer Leverkusen 1x1 Lazio, Maribor 0x2 Bayer Leverkusen, Bayer Leverkusen 1x1 Dínamo de Kiev, Dínamo de Kiev 4x2 Bayer Leverkusen, Lazio 1x1 Bayer Leverkusen, Bayer Leverkusen 0x0 Maribor
Temporada 2000/2001:
Fase de grupos: Spartak Moscou 2x0 Bayer Leverkusen, Bayer Leverkusen 3x2 Sporting, Bayer Leverkusen 2x3 Real Madrid, Real Madrid 5x3 Bayer Leverkusen, Bayer Leverkusen 1x0 Spartak Moscou, Sporting 0x0 Bayer Leverkusen
Temporada 2001/2002:
Classificações diante dos poderosos Liverpool de Michael Owen e Manchester United de Diego Forlán, antecediam a final contra o Real Madrid na edição.
Playoffs: Estrela Vermelha 0x0 Bayer Leverkusen e Bayer Leverkusen 3x0 Estrela Vermelha
Fase de grupos: Lyon 0x1 Bayer Leverkusen, Bayer Leverkusen 2x1 Barcelona, Bayer Leverkusen 2x1 Fenerbahçe, Barcelona 2x1 Bayer Leverkusen, Fenerbahçe 1x2 Bayer Leverkusen, Bayer Leverkusen 2x4 Lyon
Quartas de finais: Liverpool 1x0 Bayer Leverkusen e Bayer Leverkusen 4x2 Liverpool
Semi finais: Manchester United 2x2 Bayer Leverkusen e Bayer Leverkusen 1x1 Manchester United
Final: Bayer Leverkusen 1x2 Real Madrid
Temporada 2002/2003:
Fase de grupos: Olympiacos 6x2 Bayer Leverkusen, Bayer Leverkusen 1x2 Manchester United, Maccabi Haifa 0x2 Bayer Leverkusen, Bayer Leverkusen 2x1 Maccabi Haifa, Bayer Leverkusen 2x0 Olympiacos, Manchester United 2x0 Bayer Leverkusen
Segunda fase de grupos: Bayer Leverkusen 1x2 Barcelona, Internazionale 3x2 Bayer Leverkusen, Bayer Leverkusen 1x3 Newcastle, Newcastle 3x1 Bayer Leverkusen, Barcelona 2x0 Bayer Leverkusen e Bayer Leverkusen 0x2 Internazionale
Temporada 2004/2005:
Playoffs: Bayer Leverkusen 5x0 Baník Ostrava e Baník Ostrava 1x2 Bayer Leverkusen
Fase de grupos: Bayer Leverkusen 3x0 Real Madrid, Dínamo de Kiev 4x2 Bayer Leverkusen, Bayer Leverkusen 3x1 Roma, Roma 1x1 Bayer Leverkusen, Real Madrid 1x1 Bayer Leverkusen e Bayer Leverkusen 3x0 Dínamo de Kiev
Oitavas de finais: Liverpool 3x1 Bayer Leverkusen e Bayer Leverkusen 1x3 Liverpool
Temporada 2011/2012:
O zagueiro Manuel Friedrich cabeceia e faz o gol da vitória por 2 a 1 contra o Chelsea na BayArena.
Fase de grupos: Chelsea 2x0 Bayer Leverkusen, Bayer Leverkusen 2x0 Genk, Bayer Leverkusen 2x1 Valencia, Valencia 3x1 Bayer Leverkusen, Bayer Leverkusen 2x1 Chelsea e Genk 1x1 Bayer Leverkusen
Oitavas de finais: Bayer Leverkusen 1x3 Barcelona e Barcelona 7x1 Bayer Leverkusen
Temporada 2013/2014:
Fase de grupos: Manchester United 4x2 Bayer Leverkusen, Bayer Leverkusen 2x1 Real Sociedad, Bayer Leverkusen 4x0 Shakhtar Donetsk, Shakhtar Donetsk 0x0 Bayer Leverkusen, Bayer Leverkusen 0x5 Manchester United e Real Sociedad 0x1 Bayer Leverkusen
Oitavas de finais: Bayer Leverkusen 0x4 Paris Saint-Germain e Paris Saint-Germain 2x1 Bayer Leverkusen
Temporada 2014/2015:
Playoffs: Copenhague 2x3 Bayer Leverkusen e Bayer Leverkusen 4x0 Copenhague
Fase de grupos: Mônaco 1x0 Bayer Leverkusen, Bayer Leverkusen 3x1 Benfica, Bayer Leverkusen 2x0 Zenit, Zenit 1x2 Bayer Leverkusen, Bayer Leverkusen 0x1 Mônaco e Benfica 0x0 Bayer Leverkusen
Oitavas de finais: Bayer Leverkusen 1x0 Atlético de Madrid e Atlético de Madrid 1x0 Bayer Leverkusen (Pênaltis 3x2)
Temporada 2015/2016:
Chicharito marca na estreia da fase de grupos e começa uma jornada de gols pelo Bayer.
Playoffs: Lazio 1x0 Bayer Leverkusen e Bayer Leverkusen 3x0 Lazio
Fase de grupos: Bayer Leverkusen 4x1 BATE Borisov, Barcelona 2x1 Bayer Leverkusen, Bayer Leverkusen 4x4 Roma, Roma 3x2 Bayer Leverkusen, BATE Borisov 1x1 Bayer Leverkusen e Bayer Leverkusen 1x1 Barcelona
Temporada 2016/17:
Fase de grupos: Bayer Leverkusen 2x2 CSKA Moscou e Mônaco 1x1 Bayer Leverkusen
Quase 20 anos depois de sua estreia, o Bayer Leverkusen ainda continua com toda sua tradição na competição: Ter craques, prodígios, ícones do clube, estádio cheio e claro, brasileiro no elenco. Agora, é a vez de mostrarmos toda essa grandeza na atual temporada e como sempre, iremos buscar "pelas beiradas", o máximo que possamos garantir nessa competição, que tanto emociona os corações dos rubro negros.