top of page

BayArena

A A Bayarena, é a casa do Bayer Leverkusen. Localizado na cidade de Leverkusen e com a capacidade para 30.210 espectadores. inaugurado em 1958 com o nome de Ulrich-Haberland-Stadion, em homenagem a Ulrich Haberland, então químico alemão e gestor industrial da empresa Bayer AG e um dos fundadores do clube.

História

Em 1923, ainda quando não era um estádio oficial, era chamado de Bayer-Platz e foi construído por membros da própria empresa.

Em 1931, o Bayer venceu o Langenfeld por 3x1, no estádio e garantiu a vaga para o Campeonato Distrital de Colônia. Um ano mais tarde, o local foi abandonado e o Bayer em 4 de setmbro de 1932, reformulou o lugar e abriu oficialmente o Am Stadtpark, o então novo estádio, onde hoje da lugar ao Ginásio Lise-Meitner, em Leverkusen.

Em 1941, o "Estádio no Parque" (assim chamado em português), teve sua capacidade aumentada para 15.000 espectadores.
Em 1949, o Bayer 04 Leverkusen subiu ao patamar junto com o seu estádio. O Leverkusen tinha um duelo contra o FC Colônia para uma possível participação na segunda divisão da temporada seguinte, no qual acabou sendo derrotado, mas precipitadamente, os líderes da associação de futebol, optaram para a inclusão do Bayer na 2° divisão da Oberliga Ocidente, o que fez o Clube e seu estádio terem mais visibilidade.
Na temporada 1953/54, mesmo caindo de divisão, o Leverkusen criou um ostentável projeto de sucesso e dentre os objetivos estava a construção de seu novo estádio, que em 23 de abril de 1956, começou a ser construído e pelo então Diretor Fritz Jacobi, recebendo o nome de
Estádio Ulrich-Haberland, em homenagem a Ulrich Haberland, ex presidente da Bayer AG.
Em 2 de agosto de 1958 o novo estádio foi inaugurado, tendo uma capacidade de 20.000 espectadores.
Em 1963, o primeiro sistema projetor foi instalado, em comemoração aos 100 anos da empresa farmacêutica Bayer.

Em 1979, o Ulrich-Haberland-Stadion tornou-se, enfim, um estádio da primeira divisão do futebol alemão, graças a classificação do Bayer 04 para a Bundesliga.
Menos de dez anos na Elite do futebol alemão, o Estádio foi foi palco do maior título da história rubro negra, a Copa UEFA 1987/88, quando o Bayer venceu o Espanyol de Barcelona-ESP.
Em 1996, após muitas indecisões dos responsáveis, o estádio passou por uma reforma e ampliação. Após a conclusão em agosto de 1997, a capacidade aumentou para 22.500 lugares, sendo considerado um dos melhores estádios da Bundesliga.
Entre 1998 e 1999, houve a instalação de um sistema de aquecimento do solo, mesmo ano em que o Estádio recebeu sua denominação atual, mudando seu nome de Ulrich-Haberland-Stadion para
BayArena.
Ainda em 1999, a estrutura foi modernizada com a construção de sala de conferência, hotel ao lado do estádio, que possuía várias salas com vista para o campo, além de restaurante com vista para as salas presidenciais.
A cidade de Leverkusen se candidatou para ser uma das sedes da Copa do Mundo 2006, porém viu seu objetivo esbarrar na exigência de estádios com capacidade mínima de 40.000 expectadores. Sem sucesso nesse projeto, foi optado para que a Bayarena pudesse ser usada como campo de treinamento, mas o técnico da Seleção germânica Jürgen Klinsmann, preferiu pela cidade de Berlim, deixando a Bayarena fora de uso na competição internacional.
Em 2007, uma nova era foi introduzida pela símbolo de modernidade e conforto. O estádio passou por uma nova remodelação e construção de um telhado original, novas arquibancadas, áreas Vip exclusivas e o aumento da capacidade, ampliada para 30.210 espectadores. As obras foram finalizadas em 2009, numa partida amistosa entre Alemanha e África do Sul. A primeira partida do Leverkusen na remodelada Bayarena, foi uma vitória diante do TSG Hoffenheim por 1x0 em 15 de agosto de 2009.
Em 2011, o estádio foi palco de três jogos da fase de grupos e um da quartas de finais da Copa do Mundo de Futebol Feminino em 2011.

A BayArena atualmente, foto oficial

Curiosidades

Apesar da tradição e da importância, a Bayarena é apenas o 26º maior estádio da Alemanha.

A BayArena foi o primeiro estádio da Europa a ter um restaurante McDonald's e um hotel quatro estrelas.

Pela Bundesliga em 2010, a partida entre Bayer Leverkusen e Hamburgo SV, foi a primeira transmissão ao vivo de um jogo em 3D. O jogo em HD teve a transmissão no céu por receptores apropriados, além do uso de óculos 3D pelos telespectadores.

Tour na BayArena

Exitem seis tipos de tour disponíveis na Bayarena:
CLASSIC-TOUR - para famílias, grupos ou individuais, disponível para até 25 pessoas com idade mínima de 14 anos.
KIDS-TOUR - ideal para crianças com até 14 anos de idade.
BARRIEREFREIE-TOUR - recomendado para torcedores mais velhos e pessoas deficientes.
CLASSIC PLUS-TOUR - para fãs que gostam da maneira clássica do futebol. Tendo direito a visita em outras áreas do estádio e atividades promocionais.
SPECIAL-TOUR - um tour para quem deseja fazer vários em um ano e ter informações completas sobre todo o território.
SPIELTAGS-TOUR - um passeio inicial de 45 minutos onde é proporcionada a vista do campo no banco de reservas.

 

Torcedores em meio a um Tour na BayArena, em 2016, guiados pelo ex goleiro Rüdiger Vollborn

Jogos da Seleção Alemã no estádio

Alemanha 4x0 Luxemburgo (Eliminatórias da EURO - 1991)
Alemanha 6x1 Moldávia (Eliminatórias da EURO - 1995)
Alemanha 6x1 Moldávia (Eliminatórias da EURO - 1999)
Alemanha 2x1 Albânia (Eliminatórias da Copa do Mundo - 2001)
Alemanha 6x2 Áustria (Amistoso - 2002)
Alemanha 2x2 Japão (Amistoso - 2006)
Alemanha 2x0 África do Sul (Amistoso - 2009)

Fase de grupos:
Japão 4x0 México (Maior goleada da competição)
Colômbia 0x1 Suécia
Austrália 2x1 Noruega

Quartas de finais:
Inglaterra 1x1 França (Pênaltis 3x4)

Jogos da Copa do Mundo de Futebol Feminino 2011

bottom of page